terça-feira, 26 de abril de 2011

E-Readers

Apesar de terem começado a aparecer como um meio de "burlar o sistema" os e-books se tornaram a galinha dos ovos de ouro do mercado editorial.

Enquanto antigamente eles eram scans de algum livro, principalmente grandes lançamentos, que seerviam só para as pessoas pouparem um dinheirinho, eles agora são vendidos em grande escala e com uma qualidade imensa. A gasolina para a explosão dos e-books foi o aparecimento e a grande popularidade que ganharam os e-readers, alavancados pelo aparecimento do iPad.





Vendo que a Apple tinha acertado em cheio o caminho para esse novo mercado consumidor, outras empresas decidiram investir em seus próprios e-readers, cada um com sua particularidade. Comendo pelas beiradas apareceu o Kindle, da Amazon, que foi muita esperta e não só lançou o seu próprio produto como também lançou seu aplicativo para outras plataformas tentando assim cercar o mercado. O Kindle tinha uma grande vantagem, tinha sido construído especialmente para ser um leitor, diferente do iPad, e assim ganhava pontis por ter uma tela que possibilitava a leitura em ambientes externos, com incidência de sol, o que é impossível para quem possui um iPad.


iPad no sol = espelho
iPad x Kindle




 


















Um outro destaque dessa categoria é o NOOK, da Barnes & Noble, que agora lançou uma versão colorida do seu leitor, e é justamente por causa dele que eu estou postando. Se você ainda não entendeu o motivo, é porque ainda não viu esse vídeo que eu vou postar, um exemplo de filme bem feito e bem pensado, que fez com que eu tivesse vontade de sair e comprar um NOOK pra mim, apesar de ter um iPad. Só que tem um grande porém, eu precisaria mudar de país e morar num lugar como os que aparecem no filme, já que aqui o medo de sair com um desses é maior do que a vontade de ler.









Agora só faltam as lojas tomarem vergonha na cara e venderem os ebooks mais baratos do que os impressos, já que, obviamente, eles não são impressos e possuem um custo muito menor.









#edit
Já que eu reclamei aqui em cima, encontrei um vídeo muito interessante justamente sobre o preço dos e-books e achei que não podia passar sem colocá-lo aqui. Agora, concordar ou não concordar com o preço já é outra coisa...



2 comentários:

  1. Sendo um grande fã da Barnes and Noble e um cliente fiel, na medida em que os limites do meu cartão de crédito me permite, devo dizer que achei o filme absolutamente genial. É simples, é poético e bem condizente com o tipo de imagem que a B&N quer passar. Eu aprovo. Muito legal você postar.

    ResponderExcluir
  2. Hunf ;( não consigo gostar do ebook. é chato, feio e bobo! (e me faz achar que vou ficar desempregada antes mesmo de me formar, hehe)

    ResponderExcluir

Mantenha a compostura, palavrão é feio, caralho!